conheca

Nutricosméticos: conheça as famosas cápsulas de beleza

Postado em junho 26, 2015 · Postado em Qualidade de Vida e Bem Estar

Seguir uma alimentação equilibrada é o método mais recomendado pelos médicos para quem deseja evitar doenças e prevenir o envelhecimento. Isso porque as vitaminas e os minerais contidos nos alimentos ajudam a combater os radicais livres, moléculas que degeneram as células sadias do nosso organismo. No entanto, a maioria das pessoas não consome a quantidade necessária de nutrientes capaz de oferecer proteção total.

Sabendo disso, a indústria da beleza investiu na criação de pílulas nutricosméticas, ou seja, doses de vitaminas, minerais, aminoácidos, ácidos graxos e proteínas que visam repor possíveis deficiências causadoras de rugas, unhas fracas, queda de cabelo, flacidez, entre outros problemas estéticos.

A maior parte dos produtos nutricosméticos usa em sua composição as substâncias antioxidantes. São compostos como as vitaminas A, C e E, o licopeno (presente no tomate), os bioflavonoides (encontrados nas frutas cítricas e uvas escuras), as catequinas (presentes no chá verde, uvas e morango), o ácido fenólico (presente no brócolis, cenoura, grãos integrais) e a quercetina (das cascas de uva e vinhos). Essas substâncias são conhecidas, principalmente, por ajudar a retardar o envelhecimento.

 

Principais nutricosméticos. Confira!

Licopeno: combate a degradação da pele e do cabelo e atua na formação do colágeno.

Vitamina C: protege, restaura e ajuda na formação das fibras de sustentação da pele.

Vitamina E: melhora a imunidade e fortalece o cabelo.

Vitamina D: é essencial para aumentar a absorção de cálcio e fósforo pelo organismo, fortalecendo ossos e dentes.

Selênio: combate o envelhecimento da pele, melhora a qualidade das unhas e aumenta a imunidade.

Betacaroteno: age na melanina, pigmento responsável por proteger a pele dos raios ultravioletas e proporcionar a cor bronzeada.

Silício orgânico: regenera as células da pele e estimula a produção de colágeno, elastina e fibroblastos para proporcionar firmeza para a pele. Além dessas vantagens, ainda revigora unhas e cabelo.

Zinco: fortalece as unhas, combate a oleosidade da pele, atua no crescimento do cabelo e previne fios brancos.

Colágeno hidrolisado: auxilia no emagrecimento e combate a flacidez, deixando a pele mais firme.

 

Existe uma pílula para cada problema, tornando o nutricosmético um grande aliado da beleza:

Reduzir rugas, manchas e flacidez

As cápsulas para esse fim possuem antioxidantes e firmadores, como colágeno, zinco, vitaminas C e E, extrato de soja e licopeno. Eles potencializam a renovação celular e aumentam o colágeno, proteína que dá resistência à pele, tornando-a firme e elástica.

Fortalecer cabelos e unhas

Fios finos e sem brilho, que demoram a crescer, podem ser restaurados com vitamina H, ômega 3 e licopeno – substâncias que também previnem calvície. Unhas com tendência à quebra e descamação ganham força com vitaminas A, C e E, ácido fólico, ferro e cobre.

Proteger contra o sol e manter o bronzeado

Para diminuir a sensibilidade da pele e prolongar o bronze, os nutricosméticos têm ativos que reforçam as suas defesas e aumentam a produção de melanina. Vitamina E, betacaroteno e licopeno são os principais ingredientes.

Combater gordura localizada e reduzir celulite

Um mix de vitaminas (A, C e E), minerais (zinco, magnésio, selênio, silício) e cafeína previne a retenção de líquido, acelera o metabolismo e faz a quebra de gordura.